Wednesday 2 May 2018

Sistema de marca coletiva regional


Marcas registradas
O que é uma marca registrada?
Uma marca registrada é um sinal capaz de distinguir os bens ou serviços de uma empresa daqueles de outras empresas. As marcas registradas são protegidas por direitos de propriedade intelectual.
Em nível nacional / regional, a proteção de marcas registradas pode ser obtida por meio de registro, mediante a apresentação de um pedido de registro no escritório de marcas nacionais / regionais e o pagamento das taxas exigidas. No nível internacional, você tem duas opções: ou pode registrar um pedido de marca no escritório de marcas registradas de cada país em que está buscando proteção, ou pode usar o Sistema da Madrid da OMPI.
Em princípio, um registro de marca conferirá um direito exclusivo ao uso da marca registrada. Isso implica que a marca registrada pode ser usada exclusivamente por seu proprietário ou licenciada para outra parte para uso em troca de pagamento. O registro proporciona segurança jurídica e reforça a posição do titular do direito, por exemplo, em caso de litígio.
O prazo de registro de marca pode variar, mas geralmente é de dez anos. Pode ser renovado indefinidamente mediante o pagamento de taxas adicionais. Os direitos de marca registrada são direitos privados e a proteção é aplicada por meio de ordens judiciais.
Uma palavra ou uma combinação de palavras, letras e numerais pode perfeitamente constituir uma marca comercial. Mas as marcas registradas também podem consistir em desenhos, símbolos, características tridimensionais, como a forma e a embalagem das mercadorias, sinais não visíveis, como sons ou fragrâncias, ou tonalidades de cores usadas como características distintivas & ndash; as possibilidades são quase ilimitadas.
Tópicos e questões de marcas registradas.
De uma viagem ao shopping a uma hora em frente à TV, encontramos marcas registradas em cada turno. Eles são uma ferramenta indispensável no mundo dos negócios de hoje.
Marcas registradas, incluindo marcas de serviço, são particularmente importantes no setor turístico globalizado e são essenciais para o seu desenvolvimento.
Sinergias de marketing.
Um esforço de marketing bem-sucedido depende de advogados e profissionais de marketing de marcas registradas estarem na mesma página.
Marcas comerciais semelhantes / idênticas.
Onde existem marcas semelhantes / idênticas, os acordos de coexistência podem ser uma solução mutuamente benéfica para o problema.
Direito de marca, tratados e documentos.
Os tratados que a OMPI administra, juntamente com as leis nacionais e regionais, constituem o marco legal internacional das marcas registradas.
Tratados relacionados à marca comercial administrados pela WIPO.
Recomendações conjuntas.
Estas Recomendações Conjuntas respondem às tendências e desenvolvimentos na lei de marcas internacionais:
Proteção de Marcas de Marcas Reconhecidas Proteção de Marcas e Outros Direitos de Propriedade Industrial em Sinais, na Internet.
Documentos de referência.
Lei e Prática de Marcas Registradas - Resumo das respostas ao questionário Representação de Marcas Não Tradicionais & amp; Áreas de Convergência Procedimentos de Oposição de Marcas - Áreas de Convergência Motivos para a Recusa de todos os Tipos de Marcas Aspectos Técnicos e Processuais Relacionados ao Registro de Certificação e Marcas Coletivas A Proteção de Nomes de Países Contra Registro e Uso como Marcas Registradas.
Leis e tratados de PI (WIPO Lex)
O banco de dados Lex da WIPO é uma ferramenta de pesquisa abrangente que permite pesquisar tratados internacionais e leis nacionais sobre propriedade intelectual.
Comitê Permanente (SCT)
O Comitê Permanente sobre a Lei de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (SCT) é o fórum onde os países membros da OMPI discutem políticas e questões legais relacionadas ao desenvolvimento internacional de leis e padrões de marcas.
Últimas reuniões
Registrando marcas registradas.
O Sistema Madri - Registro Internacional de Marcas facilitado.
O sistema de Madrid para o registro internacional de marcas fornece um procedimento único para o registro de uma marca em vários territórios. Em suma, você se beneficia de um aplicativo, em um idioma, pago em uma moeda.
Pesquisando marcas registradas e outros sinais.
Banco de dados global de marcas.
Nosso banco de dados de marcas globais oferece fácil acesso a mais de 28 milhões de registros de várias fontes nacionais e internacionais, incluindo marcas registradas por meio do Sistema de Madri da WIPO. Use o banco de dados para procurar marcas registradas, denominações de origem e emblemas oficiais.
Classificação de Nice - Simplificando pesquisas.
A Classificação de Nice é um sistema internacional usado para classificar bens e serviços para fins de registro de marcas.
Serviços relacionados.
O Sistema de Lisboa para produtos geograficamente exclusivos.
De champanhe a charutos Habanos, as características geográficas únicas de um produto podem ser fundamentais para a marca. O Sistema de Lisboa para o registo internacional de denominações de origem protege esses produtos através de um único registo.
Artigo 6 ter e emblemas de estado.
O Artigo 6 ter é usado para proteger mancais de armeiros, bandeiras e outros emblemas do estado dos estados que fazem parte da Convenção de Paris.
Resolução alternativa de disputa.
O Centro de Arbitragem e Mediação da OMPI fornece aos proprietários de marcas registradas mecanismos internacionais eficientes para lidar com disputas por nomes de domínio da Internet correspondentes a seus direitos de marca registrada.

Sistema Coletivo Regional de Marcas.
Nos últimos anos, projetos nacionais de promoção (marcas regionais) estão em andamento. Estes projectos destinam-se a transmitir a singularidade de determinados produtos regionais, distinguindo-os dos produtos originários de outras regiões geográficas. Ao promover tais projetos regionais de construção de marca em todo o Japão, há um grande número de marcas comerciais sendo utilizadas que são derivadas dos nomes de determinadas regiões geográficas e dos produtos específicos produzidos nessas regiões. Em outras palavras, nas marcas registradas, os nomes regionais são combinados com os nomes de produtos específicos.
Houve um tempo no passado (quando a lei de marcas registradas existente anteriormente estava em vigor), quando as marcas derivadas de nomes regionais e nomes de produtos específicos não puderam ser registradas, exceto nos casos em que as marcas registradas foram combinadas com um número, ou quando atingiram um alto nível de reconhecimento em todo o país. Isso ocorreu porque essas marcas foram consideradas sem caráter distintivo e, portanto, foram consideradas inadequadas para qualquer pessoa, especificamente, obter direitos exclusivos de monopólio.
No entanto, em um esforço para permitir que marcas que consistem em nomes regionais e de produtos sejam aceitas para registro o mais rápido possível a fim de promover o crescimento de marcas regionais, a sessão regular da Dieta em 2005 promulgou as Emendas à Lei de Marcas. Esta Lei entrou em vigor em 1º de abril de 2006 e foi seguida pelo início do sistema regional de marcas coletivas, que tem atraído considerável interesse desde então.
* Regras / regulamentos e critérios de exame sob a Lei de Marcas Comerciais sobre marcas coletivas regionais (link para os critérios de exame correspondentes na versão em inglês):
Esboço do Sistema de Marca Coletiva Regional.
Marcas coletivas regionais registradas.
Diretrizes de Exame para Marcas Regionais Coletivas.
Manual de Exame para Marcas Regionais Coletivas.
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Rumo à gestão estratégica do desenvolvimento do gás de xisto: impactos regionais e coletivos sobre os recursos hídricos.
Os recursos de gás de xisto são relativamente abundantes nos Estados Unidos e em muitos países e regiões ao redor do mundo. O desenvolvimento desses recursos está avançando em meio a preocupações em relação aos riscos ambientais, especialmente aos recursos hídricos. A natureza complexa dessa indústria extrativa distribuída, combinada com dados de impacto limitados, torna o estabelecimento de possíveis efeitos e o planejamento de respostas regulatórias apropriadas desafiadoras. Aqui, vamos além da abordagem de avaliação de impacto em nível de projeto para usar a análise de impacto coletivo regional, a fim de avaliar um subconjunto de opções de política de gerenciamento de água em potencial. Especificamente, examinamos as captações hipotéticas de água para fraturamento hidráulico e o tratamento subsequente de águas residuais que poderiam ser devolvidas ou produzidas a partir de futuros poços ativos de gás de xisto na região atualmente pouco desenvolvida da Bacia Hidrográfica do Rio Susquehanna, em Nova York. Nossos resultados indicam que as estratégias de gerenciamento de retirada de água propostas podem não oferecer maior proteção ambiental do que as abordagens mais simples. Sugerimos uma estratégia que maximize a proteção e reduza a complexidade regulamentar. Para o tratamento de águas residuais, mostramos que a região da Bacia Hidrográfica do Rio Susquehanna, no Estado de Nova Iorque, tem capacidade limitada para tratar águas residuais utilizando infraestruturas municipais existentes. Sugerimos que o investimento privado modesto em instalações de tratamento industrial pode atingir metas de tratamento sem colocar em risco os sistemas públicos. Concluímos que a regulação dos impactos dos recursos hídricos determinísticos da extração de gás de xisto deve ser abordada em uma base regional e coletiva, e sugerir que os objetivos de gestão de recursos hídricos podem ser alcançados equilibrando a necessidade de desenvolvimento com considerações ambientais e restrições regulatórias.
Destaques.
► Uma abordagem de escala regional baseada em planejamento é usada para avaliar a gestão de impactos de recursos hídricos de eventos determinísticos associados à perfuração de gás de xisto. ► As análises de cenário de política regional são usadas para avaliar os impactos coletivos e sua dependência de características naturais e infraestruturais. ► Especificamente, as captações de água e o tratamento de águas residuais na Bacia do Rio Susquehanna, em Nova York, são examinados. ► Regulamentar as retiradas de água com base no tamanho do fluxo poderia fornecer proteção ambiental, minimizando o custo da supervisão. ► O uso de instalações de tratamento de águas residuais privadas, e não públicas, poderia alcançar as metas de tratamento, evitando colocar em risco os sistemas públicos.
Vitae
Brian G. Rahm é um pesquisador de pós-doutorado associado ao Instituto de Recursos Hídricos do Estado de Nova York. Ele tem experiência anterior como analista de políticas de mudança climática na Nova Zelândia e está empenhado em trazer uma perspectiva quantitativa para o mundo confuso da política e gestão.
Susan J. Riha é professora no Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas. Em seu papel como Diretora do Instituto de Recursos Hídricos do Estado de Nova York, ela se concentra na adaptação da gestão dos recursos hídricos às mudanças climáticas e ao impacto dos sistemas energéticos, incluindo a produção de biomassa e gás de xisto, nos recursos hídricos.

Esboço do sistema de marcas.
Um vídeo introdutório do sistema de marca registrada já está disponível na Internet!
O sistema de marcas registradas é explicado de maneira fácil de entender para iniciantes. Não perca isso.
1. Marca Registrada.
Uma marca registrada é uma marca (sinal de distinção) usada por um operador de negócios para distinguir seus próprios bens / serviços de bens / serviços de terceiros (outras empresas).
Quando compramos mercadorias ou usamos serviços, usamos uma marca comercial & # 8220; & # 8221; que é uma marca corporativa e nomeação de bens e serviços como um indicador. À medida que um operador de negócios ganha mais confiança dos consumidores em seus próprios bens e serviços por meio de esforços de marketing, ele adquire uma imagem de marca como "confiável" # 8221; ou & # 8220; seguro para comprar. & # 8221; Às vezes, uma marca registrada é chamada de vendedor sem palavras & # 8221; e desempenha um papel importante como frontman de bens e serviços.
& # 8220; Marcas comerciais & # 8221; são direitos de propriedade industrial para proteger as & # 8220; marcas & # 8221; e & # 8220; nome & # 8221; anexado a bens e serviços como propriedades.
Marcas registradas podem incluir caracteres, figuras, símbolos, formas tridimensionais e uma combinação dos mesmos.
A partir de abril de 2015, a marca de movimento, a marca de holograma, a marca de cor, a marca de som e a marca de posição podem ser registradas como marcas registradas.
Para obter um direito de marca, é necessário registrar um pedido de registro de marca no Escritório de Patentes do Japão para registro. Se você usar uma marca registrada sem obter seu registro e outra empresa tiver registrado uma marca comercial semelhante anteriormente, seu uso poderá ser considerado como violação do direito de marca de outra empresa. Além disso, deve-se ter cuidado mesmo que você tenha usado uma marca anteriormente, pois seu uso do direito de marca pode ser considerado infração, a menos que a marca seja bem conhecida entre os consumidores como uma marca de indicação de seus próprios bens ou serviços.
2. Bens e serviços.
Um direito de marca registrada é um direito que consiste em uma marca e bens ou serviços usando essa marca.
Quando uma solicitação de registro de marca registrada for registrada, é necessário designar uma "marca registrada" para ser registrada & # 8221; e & # 8220; bens & # 8221; ou & # 8220; serviços & # 8221; para os quais a marca deve ser usada e devem ser descritos em uma solicitação de registro de marca.
De acordo com o Trademark Act, bens e serviços são chamados de bens designados & # 8221; e & # 8220; serviços designados & # 8221 ;, respectivamente, quando eles são designados como mencionado acima. O escopo de um direito é decidido por esses bens designados ou serviços designados.
Além disso, quando os bens designados ou serviços designados são descritos, também é necessário descrever a "classificação". & # 8220; Classificação & # 8221; categorizar bens e serviços de acordo com certos padrões e há Classe 1 & # 65374;
* Por favor, veja as & # 8220; Informações sobre Classificação de Bens e Serviços & # 8221; para os detalhes da descrição de bens designados e serviços designados e a classificação de bens e serviços. Se você deseja investigar a classificação de bens e serviços individuais, é possível pesquisar usando o item Pesquisando produtos & amp; Serviços (link externo) na Plataforma do Japão para Informações sobre Patentes (J-PlatPat).
3. Pedido de registro de marca.
É necessário apresentar um pedido de registro de marca no Escritório de Patentes do Japão. O Japão adota o sistema first-to-file, no qual o registro é concedido a uma pessoa que apresentou primeiro um pedido, quando um pedido de marca semelhante ou idêntica é registrado, independentemente de a marca ter sido usada anteriormente.
* Link: Formulário de arquivamento de documentos (site do Centro Nacional de Informações e Treinamento da Propriedade Industrial (INPIT)) (site japonês) * Link: Plataforma Japonesa de Informação de Patentes (J-PlatPat) (você pode fazer uma busca específica de marcas registradas em inglês.)
4. Exame.
Quando um pedido de registro de marca é apresentado, o Escritório de Patentes do Japão examina se a marca registrada pode ser registrada. Marcas registradas que não podem ser registradas são as seguintes:
(1) Qualquer marca usada em conexão com bens e serviços de um solicitante que não possa ser distinguida das de outras pessoas.
Por exemplo, marcas registradas que simplesmente indicam a origem, o local de venda e o qualificativo das mercadorias não podem ser registrados. No caso de as mercadorias serem & # 8220; vegetal & # 8221 ;, mesmo se as letras & # 8220; Hokkaido & # 8221; são descritos em caixas, os consumidores reconhecem das cartas que são mercadorias feitas em Hokkaido e não podem distinguir de quem são as mercadorias. Portanto, tal indicação não pode ser registrada como marca registrada (2). Marcas Registradas contra o interesse público.
Por exemplo, uma marca que seja idêntica ou similar à bandeira nacional ou que possa prejudicar a ordem pública e a moralidade (caracteres e figuras obscenas ou ultrajantes, termos racistas, etc.) não pode ser registrada. Além disso, uma marca comercial que possa induzir em erro quanto a bens ou serviços (uma marca registrada de “whisky & # 8221; para mercadorias & # 8220; cerveja & # 8221;) não pode ser registrada. (3) Marcas comerciais semelhantes às marcas registradas de terceiros.
Uma marca comercial que é idêntica ou similar a uma marca registrada de outra pessoa e bens ou serviços que usam a marca registrada são idênticos ou semelhantes, não pode ser registrada.
Se uma marca é confusamente semelhante a uma marca comercial de outra pessoa é determinada pela similaridade das marcas registradas e dos produtos / serviços. Ao determinar a similaridade das marcas registradas, os fatores de aparência, som e conceito das marcas registradas de acordo com as "Diretrizes de Exame para Marcas Registradas & # 8221; são exaustivamente determinados. Além disso, a determinação da similaridade de bens e serviços é feita, em princípio, de acordo com as Orientações de Exame para bens e serviços similares.
Por exemplo, se outra pessoa já tiver uma marca registrada chamada & # 8220; tellurite & # 8221; (Bens designados & # 8220; câmera digital & # 8221;), um aplicativo para marca registrada & # 8220; telerite & # 8221; (câmera de vídeo de bens designada & # 8221;) não pode ser registrada.
(Nota 1) & # 8220; As Diretrizes de Exame para bens e serviços similares & # 8221; prescrever bens e serviços supostamente semelhantes nos exames feitos pelo Escritório de Patentes do Japão e conceder códigos a cada grupo de bens e serviços similares (códigos de grupos de similaridade). Por exemplo, um código de grupo de similaridade & # 8220; 25B01 & # 8221; é concedido ao & # 8220; papelaria & # 8221; que pertence à classe 16. Um exame é feito presumindo-se que os “lápis-canetas & # 8201; borrachas & # 8221; e casos de caneta & # 8221; são semelhantes entre si. Além disso, um código de grupo de similaridade & # 8220; 26A01 & # 8221; é concedido ao & # 8220; material impresso & # 8221 ;, embora pertença à mesma classe 16 (Por exemplo, um código de grupo de similaridade de & # 8220; revistas & # 8221 ;, & # 8220; livros & # 8221; e & # 8220; panfletos & # 8221; e & # 8220; 26A01 & # 8221;) e presume-se que sejam bens não semelhantes a "papelaria" & # 8221 ;. A classificação de bens e serviços não prescreve a relação de similaridade.
5. Efeito do registro de marca.
Quando uma decisão de registro é feita como resultado da realização de exames, seu estabelecimento é registrado no registro de registro de marca se as taxas anuais de registro forem pagas dentro de um determinado período. É nesse momento que surge o direito de marca.
Uma vez que a marca registrada é registrada, o titular do direito pode usar exclusivamente a marca registrada para bens designados ou serviços designados. Além disso, torna-se possível eliminar o uso de qualquer marca semelhante à sua própria marca registrada por terceiros para bens ou serviços idênticos aos bens designados ou serviços designados e uso de qualquer marca idêntica ou similar à sua própria marca registrada para bens ou serviços. semelhante a bens designados ou serviços designados.
O efeito de um direito de marca se estende por todo o Japão (no entanto, como não se estende a países estrangeiros, é essencial obter um direito em um país onde você pretende operar qualquer negócio).
Um pedido de medida cautelar de infração ou um pedido de indemnização por danos pode ser feito contra uma pessoa que infringe o direito.
6. Prazo e renovação do direito de marca.
O prazo dos direitos de marca termina em dez anos a partir da data de registro do estabelecimento.
No entanto, uma marca comercial visa proteger a confiança acumulada como resultado das atividades operacionais de um operador de negócios. Portanto, o prazo de dez anos pode ser renovado quantas vezes forem necessárias mediante a apresentação de um pedido de registro de renovação do prazo, se necessário.
Taxas anuais de marcas: 3,400 ienes & # 65291; (8,600 ienes × o número de classificações)
Taxas anuais de marca: 28,200 ienes & # 215; o número de classificações ・ ・ ・ durante dez anos (pagamento a prestações 16.400 iene ・ ・ ・ durante cinco anos)
Taxas para pedido de registro de renovação: 38.800 yen & # 215; o número de classificações. durante dez anos (pagamento de parcela 22.600 iene. durante cinco anos)
* Se um pedido for feito por escrito, o custo de digitalização pode incorrer. * Para outras taxas, consulte o & # 8220; Programa de taxas & # 8221; relacionados aos direitos de propriedade industrial. * Para obter mais detalhes sobre as classificações, consulte as "Diretrizes de exame para produtos e serviços semelhantes" # 8221 ;.
8. História do sistema de marcas.
O sistema de marcas registradas do Japão data da promulgação da lei de marcas registradas em 7 de junho de 1884, depois que Korekiyo Takahashi assumiu a liderança ao começar a considerar a legislação de proteção de marcas registradas no início da era Meiji e prosseguir com o planejamento.
Foi revisado conforme necessário em resposta à adesão ao tratado internacional e às mudanças nas situações econômicas. A atual Lei de Marcas foi promulgada em 13 de abril de 1959 e promulgada em 1º de abril de 1960 através da Portaria de Marcas em 1888, da Lei de Marcas de 1899, da Lei de Marcas de 1909 e da Lei de Marcas de 1921.
A atual Lei de Marcas foi parcialmente revisada várias vezes. As principais revisões incluem a introdução do sistema de registo de marcas de serviço em 1991, a revisão significativa após a promulgação do actual acto em 1996 (a introdução do sistema de marcas tridimensionais, o sistema de oposição pós-concessão e a revisão das disposições conexas). em resposta à adesão ao Tratado de Marcas Comerciais), a introdução do Sistema Coletivo de Marcas Regionais em 2005, o sistema de marcas para serviços de varejo ou atacado em 2006 e a expansão do escopo da proteção de marcas comerciais para incluir marcas não tradicionais em 2014.
[Última atualização em 26 de maio de 2016]
Divisão de Marcas, Escritório de Patentes do Japão.
Escritório de Normas de Exame de Marcas.
TEL: + 81-3-3581-1101 ex. 2807
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Sistema de marca coletiva regional
Organização da Propriedade Intelectual do Paquistão.
Marcas registradas
Notícias do IPO-Paquistão.
IPO-Paquistão, HEC para recusar o acordo para o estabelecimento da rede TISC em 23 universidades 2017-12-06.
AMABAD: Organizati de Propriedade Intelectual.
EUA a trabalhar em estreita colaboração com o IPO-Paquistão para a promoção de DPIs 2017-11-30.
HINGTON DC, 29 de novembro de 2017: United St.
IPO-Paquistão para desempenhar um papel importante no CPEC: Shaza Fatima Khawaja 2017-11-23.
AMABAD, 23 de novembro de 2017: Parlamentar.
Fóruns de discussão.
MY IPO Desk Inquiry Section O usuário registrado solicita o registro do usuário.
Sistema Auditivo IPO Audição Lista Principal de Causas Status do Caso Casos Pendentes Julgamento.
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Tradição transformadora: O papel aflaj e em mudança dos sistemas tradicionais de conhecimento para a gestão coletiva da água.
Destaques.
O sistema aflaj de Omã, e as instituições de gestão, têm o potencial de se adaptar à modernidade.
Um quadro de ação coletiva oferece o potencial para melhorar a gestão do daudi aflaj em Omã.
Um quadro para a futura gestão do afluxo daudi precisa de incluir os direitos das minorias e uma governação equitativa.
Vivendo em um clima severo e desértico, as comunidades rurais de Omã desenvolveram conhecimento localmente apropriado para lidar com a escassez de água. Similar ao qanat, o aflaj bate no lençol freático natural e usa um sistema de gravidade para canalizar a água pelos canais subterrâneos até as aldeias. Técnicas tradicionais de gerenciamento de água, como o aflaj, representam uma maneira de se adaptar e lidar com climas difíceis que persistem por milênios. No entanto, os sistemas de conhecimento muitas vezes "decaíram" com o início da modernidade. Estes sistemas de gestão, que se desenvolveram concomitantemente com o cultivo precoce da tamareira Omani, definiram os direitos consuetudinários e hereditários da água que estão em declínio. Este artigo usa a estrutura Common Pool Resource (CPR) da Ostrom, que prioriza o gerenciamento coletivo de recursos compartilhados para maximizar o benefício para todos os envolvidos e evitar a diminuição dos benefícios criados pela busca de metas individuais. Usando esta estrutura, a avaliação deste artigo da literatura descobriu que os sistemas tradicionais de manejo de aflaj têm uma grande capacidade de evoluir e, portanto, o aflaj representa tanto um sistema de morte quanto um potencial de adaptação climática. Historicamente, os aflaj têm sido gerenciados por antigas associações de usuários de água, que fornecem controles sociais e governam as normas de uso. As conclusões desta revisão são que a capacidade do sistema aflaj de responder às pressões da modernidade de instituições concorrentes, incluindo mercados, e mecanismos de capital social embutidos influenciarão sua capacidade de mitigar a hidrologia e o clima incertos. Este artigo sugere maneiras em que a gestão do aflaj pode se adaptar a um quadro institucional múltiplo para "transformar" a gestão coletiva da água.
Obra concluída na University of Oxford. Enquanto isso, mudei-me para a Cranfield University.

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